quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Meu projeto


Apresentei o projeto interdisciplinar que foi uma exposição das obras do artista Ismael Martins para os colegas acadêmicos no dia 23/11/2011. Ao iniciar a exposição do projeto falei em que consistia o mesmo, quais objetivos que busquei alcançar, o local usada para a execução, bem como os procedimentos metodológicos adotados,os materiais usados, o público alvo e também as minhas impressões a respeito dos resultados da exposição. A idéia central deste projeto foi promover uma exposição com as obras do artista tarauacaense Ismael Martins que tinha como público alvo tanta alunos, já que no intervalo da aula convidei uma turma de aluno da escola João Ribeiro, quanto, pessoas da comunidade que fossem passando no local.
Escolhi o artista Ismael Martins porque ele é um dos artistas que mais se destacam no cenário local suas obras possuem temas essencialmente amazônicos, pois retrata em suas pinturas homens e mulheres indígenas, usando uma infinidade de cores e tons que são análogos aqueles utilizados pelos indígenas em suas pinturas corporais com os pigmentos naturais como; Urucum e Jenipapo.
Então, pensei da seguinte forma; expor as obras de Ismael Martins para os alunos significa levá-los a conhecer pinturas de um artista local,bem como identificar os elementos socioculturais presentes em suas obras,pois o artista retrata elementos que estão presentes em sua sociedade,assim as obras deste artista oportunizaram aos alunos conhecer e valorizar a cultura indígena que é bastante que é uma das bases para a formação da cultura tarauacaense.Por outro lado levar as obras de Ismael Martins para a comunidade fez com que o mesmo ficasse conhecido por uma parte do povo tarauacaense,tendo em vista que a maioria não  conhecia o artista nem suas obras.E quando falei que Ismael tinha sido premiado por duas vezes no salão Hélio Melo em Rio Branco e suas obras já foram vendidas para alguns países de Europa.E que seus quadros custam em médio de 1000 a 1500 reais.Algumas pessoas ficaram surpresas,pois não imaginavam que em sua cidade houvesse um artista tão talentoso como Ismael Martins.Acredito que 30 pessoas tiveram a oportunidade de prestigiar a exposição com as obras deste artista.Estas foram algumas das informações que repassei para os colegas acadêmicos.
Quando estava falando utilizei slides com as fotos da exposição e os colegas também tiveram a oportunidade de conhecer algumas de suas obras e ficaram impressionados. Expliquei os meus colegas que ao realizar a exposição disse aos alunos e aos outros membros da sociedade que quando analisamos as obras de arte de Ismael Martins vemos que ele sintetiza muito bem traços culturais particulares da sociedade na qual está inserido. Em todos os trabalhos observados podemos identificar figuras indígenas e em outras o plano de fundo é a majestosa floresta amazônica. Algumas telas apresentam figuras de homens e mulheres indígenas que são um misto da beleza exótica desta raça com expressões fortes dos descendentes de nordestinos que vieram para o Acre há um século. Há uma serie de pinturas que tem como tema os signos do horóscopo astrológico que são encantadoras, as telas possuem pinceladas fortes onde mostra uma fusão dos elementos místicos do horóscopo com figuras de mulheres que possuem traços indígenas e brancos também, todos envoltos em uma áurea mística. Estas telas são surreais combinam a fantasia com a realidade e dentro deste plano real ele consegue reunir as características culturais do Acre. A sociedade local possui um legado cultural indígena muito grande, que se fundiu com as tradições trazidas pelos nordestinos para caracterizar a cultura da cidade de Tarauacá. Aos arredores da cidade há muitas tribos indígenas de etnias como os Kaxinawás e Yawanawa. Este é um dos artistas acreanos que estão se destacando no cenário nacional. O artista possui um blog para a divulgação de seus trabalhos.
 O colega Daniel perguntou como tinha conseguido as obras para a exposição; respondi que o próprio artista teria cedido às obras. Perguntei a colega Maria Cecília o que ela tinha para dizer sobre meu projeto e ela me afirmou; ’’Seu projeto está muito bom, a proposta de tornar conhecida as obra de Ismael Martins pelos alunos e pela comunidade foi ótima, acredito que os alunos que foram prestigiar sua exposição conheceram ainda mais a cultura tarauacaense. Contudo, acredito que você poderia ter feito seu projeto na sala de aula, assim poderia trabalhar melhor a idéia de inserir as obras de artes dentro do contexto escolar e utilizá-las como recursos didáticos. Você poderia ter explorado ainda mais os significados destas obras para ampliar a compreensão dos alunos a respeito do universo artístico dos alunos. ’’ A colega Elissandra também fez algumas considerações a respeito do projeto interdisciplinar. ‘’Taicilene, concordo com Cecília, pois dentro da escola você teria mais possibilidades de explorar os significados das pinturas para que os alunos pudessem conhecer um pouco mais a respeito de sua cultura através do talento e criatividade de um artista plástico de nosso município, mas seu trabalho ficou muito criativo. ’’
As opiniões das colegas são compatíveis com as da tutora Renata Almendra, e diante disso posso afirmar que falhei em alguns pontos neste projeto, pois deveria tê-lo lavado para dentro do contexto escolar, já que, as obras de arte são uma fonte histórica riquíssima e, ainda pouco explorada pelas instituições escolares. Mas, mesmo não tendo levado a exposição para a sala de aula procurei enfatizar com os alunos que compareceram a exposição o valor histórico e cultural das obras de arte e sua relevância dentro do ensino e aprendizagem destacando os elementos nelas impressos que testificam acerca da sociedade taraucaense e toda sua riqueza cultural. Assim, ao escolher este tema levei em consideração todos estes aspectos que nos possibilitarão conhecer as interfaces da cultura taraucaense e também facilitará a valorização e propagação da mesma.

Portanto, ao concluir este trabalho posso dizer que me proporcionou um aprendizado significativo em relação à realização de exposições, pois agora já não teria grandes dificuldades em selecionar as obras ou mesmo de escolher um publico alvo e delimitar objetivos a serem alcançados. 








 

 

 

Nenhum comentário: