domingo, 4 de dezembro de 2011

O Projeto do Outro


       Ao analisar as apresentações dos projetos interdisciplinares dos colegas pode-se afirmar que todos foram bem criativos ao elaborar projetos que trouxeram consigo grandes novidades para o ensino das artes em nosso município seja nas escolas urbanas ou rurais.
Todas as atividades utilizaram algumas das técnicas que foram estudadas durante o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Onde podemos citar como exemplo os projetos das colegas Francinete, Roseana e Rosa. A colega Francinete fez esculturas utilizando como matéria prima a argila que é bastante abundante em nossa região. As obras produzidas pelos alunos da colega Francinete me chamaram muita atenção, pois era a primeira experiência que tinham com a argila e conseguiram fazer objetos tão perfeitos. Pois, segundo ela foi uma novidade nas aulas de artes da escola no qual o referido projeto foi executado. A colega Elissandra também propôs um tema bastante significante, que era sobre as pinturas corporais indígenas.
            Contudo, o projeto interdisciplinar que considerei de uma relevância impar foi o da colega Maria Cecília de Lima Paz que teve como titulo; “Educação através das pinturas rupestres brasileiras”. A colega Cecília levou uma novidade que é a arte rupestre para uma escola da zona rural do município da Tarauacá, de acordo com a mesma os alunos ficaram encantados com a proposta, pois, não tinham noção de quão antiga é a arte e que ela está inteiramente ligada a historia e a essência humana. Ao descobrirem que a arte é tão presente ao longo da evolução humana eles passam a compreender melhor a importância desta disciplina passando a valorizá-la como uma área do conhecimento.
            Um dos aspectos que também me chamaram bastante atenção foi o fato dos próprios alunos fazerem suas próprias obras de artes. Os recursos utilizados na apresentação do projeto também foram um dos fatores que fizeram com que a aula ficasse mais atrativa, pois os alunos não estavam acostumados com estes tipos de recursos didáticos que foram; data show, slides, e computador. Ao executar seu projeto a colega Cecília fez uma ampla explanação a respeito da diversidade de recursos naturais que podem ser utilizados na produção das pinturas rupestres, tais como; barro, o sangue, os pigmentos extraídos das plantas e o carvão, que foi utilizado na produção das obras dos alunos. É importante ressaltar que também foi utilizado um vídeo para tornar a explanação mais dinâmica. Tive a oportunidade de ver algumas das obras que foram produzidas pelos alunos; todas retratavam elementos e aspectos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Alguns fizeram retratos de pássaros, de vacas, e alguns se inspiraram nos desenhos utilizados nas explicações durante as aulas. Ao perguntar a colega se a execução do projeto correspondeu suas expectativas ela afirmou que foi muito além do que esperava, pois, todos da escola a receberam muito bem e os alunos tiveram um aprendizado significativo. 
            Entretanto, acredito que pela importância e criatividade da colega Maria Cecília em ter escolhido um tema tão relevante poderia também ter executado seu projeto em uma escola da zona urbana, pois os alunos das escolas do município necessitam ter aulas diferenciadas com um tema tão relevante que é a arte uma linguagem milenar fundamental para a comunicação do homem pré-histórico. A meu ver este foi o único ponto que ficou faltando para que o trabalho da colega ficasse absolutamente perfeito. 







 

Nenhum comentário: