segunda-feira, 21 de novembro de 2011



EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DO ARTISTA ISMAEL MARTINS


Neste relatório irei detalhar os processos que precederão e sucederão a execução do projeto que consistiu em uma exposição de algumas obras do artista Ismael Martins que é um pintor nascido e criado na cidade de Tarauacá. O projeto ocorreu no dia 16/11/2011 entre 9 e11h;00 da manhã na palhoça da biblioteca da Anselmo Marinho Lessa localizada no centro da cidade.Na verdade o público alvo deste projeto foi tanto os alunos do ensino fundamental quanto a comunidade em geral,pois a biblioteca fica localizada no centro da cidade onde o fluxo de pessoas é muito grande.O primeiro passo foi ir ao ateliê do artista Ismael Martins pedir algumas obras emprestadas para realizar a exposição,em seguida segui para a biblioteca para arrumar o local destina á exposição que era a palhoça que já havia sido previamente estudada,antes de ser realizada a exposição.Fiz a faixa,coloque-ia na entrada da mesma e sem seguida arrumei as obras e ao lado suas respectivas legendas.
O Acervo da exposição foi composto por 6 obras de artes do artista Ismael Martins que foram gentilmente cedidas pelo.Depois de organizar as obras fui a escola João Ribeiro convidar um turma para prestigiarem a exposição.Ao retornar para o local da exposição vi que a presença daqueles quadros atraiam muitas pessoas então comecei a chamar a todos para observarem os quadros.O número de alunos estava aquém do esperado,pois fomos surpreendidos por uma chuvinha fina e muitos alunos não aparecerão.Contudo,aqueles que vieram,logo quando chegaram fiz minha apresentação e também das obras do artista Ismael Martins e sobre os temas indígenas locais.Expliquei os objetivos da exposição que era fazer com que eles conhecem as obras desde artista local,falei também que queria identificassem através das obras de artes os elementos da cultura tarauacaense e que as obras de artes são importantes para conhecer a história de nossa sociedade.Os alunos questionaram  e admiraram bastante as obras de artes do artista.Alguns diziam ‘’como é que ele consegue fazer uma coisa tão bonita’’ e outros diziam ‘’que tintas ele usa para fazer esta pintura,mas olha que pintura perfeita’’.As pessoas da comunidade diziam;’’esse pintor é daqui mesmo,ele é muito talentoso’’, Outros diziam; ’’nunca tinha vista as obras de só tinha ouvido falar, mas são muito bonitas’’.
Meu papel nesta exposição era explicar os elementos socioculturais presentes nas obras e também de tirar as dúvidas dos alunos em relação as tintas e as técnicas usadas pelo artista.
            Em uma de minhas explicações fiz a seguinte afirmação; quando analisamos as obras de arte de Ismael Martins vemos que ele sintetiza muito bem traços culturais particulares da sociedade na qual está inserido. Em todos os trabalhos observados podemos identificar figuras indígenas e em outras o plano de fundo é a majestosa floresta amazônica. A sociedade local possui um legado cultural indígena muito grande, que se fundiu com as tradições trazidas pelos nordestinos para caracterizar a cultura da cidade de Tarauacá. Aos arredores da cidade há muitas tribos indígenas de etnias como os Kaxinawás e Yawanawá. Este é um dos artistas acreanos que estão se destacando no cenário nacional. O artista possui um blog para a divulgação de seus trabalhos. Através das imagens desta exposição foi dada uma aula sobre a arte e cultura indígena, tendo como foco a pintura corporal e seus múltiplos significados para a tribo Yawanawá, enfatizando as cores, os desenhos, as penas das aves, as linhas e os traços. Nesta imagem o artista procura retratar esta jovem indígena de uma forma bem inusitada, pois ao observador parece que está dentro de uma folha. Trabalhar com uma pintura desta em sala de aula faz com que os alunos fiquem mais atentos e se interessem pelo conteúdo que esta sendo abordado, pois é impossível ficar indiferente as imagens. Sem falar que a aula focou bem mais dinâmica, pois os alunos gostam de ficar fora da sala de aula. Contribuir para o processo de ensino aprendizagem e sempre um desafio. 
             Confesso que fiquei muito apreensiva quando fui executar o projeto interdisciplinar. Contudo, no decorrer da exposição percebi que os alunos que foram estavam gostando dos quadros e também das explicações que estava dando a eles, a comunidade em geral também apreciou bastante as obras. 
              Ao final, quando as pessoas começaram a ir embora agradeci pela presença de cada um e disse que esperava que tivessem compreendido um pouco a idéia da exposição.
 

Nenhum comentário: