terça-feira, 25 de outubro de 2011

‘’A Exposição das Obras do Artista Taraucaense Ismael Martins’’

Autora: Taicilene de Carvalho Andrade

Apresentação

O projeto tem como tema ‘’A Exposição das Obras do Artista Taraucaense Ismael Martins’’. As pinturas deste artista revelam muitos aspectos da cultura taraucaense, pois os temas de suas obras são geralmente figuras indígenas e belíssimas paisagens amazônicas. Através desta exposição pretendo trabalhar e interagir com as disciplinas de história e sociologia, tendo em vista que vejo grandes possibilidades de dialogo das mesmas com arte. A história investiga os acontecimentos do passado, presente e futuro para poder explicar e compreender muitos aspectos sociais e, para isto, utiliza fontes escritas e orais. As obras de arte podem ser fontes históricas não escritas, mas que expõem valores, crenças, costume, paisagens e figuras humanas típicas de cada sociedade, como é o caso dos indígenas retratados nas obras deste artista. Desta forma, através de uma obra de arte podemos dar uma aula de história sobre as tribos indígenas que habitam nossa cidade e deram grande contribuição para a formação da nossa cultura. A sociologia se comporta de forma paralela á história, pois estuda todas as esferas sociais para compreender a sociedade em geral. Sendo assim, podemos dar uma aula de sociologia tendo como referência uma obra de arte. E um dos temas muito recorrentes nas obras de arte que podemos trabalhar em aulas de sociologia é a critica social.

Motivação

Um dos motivos que me levaram a escolher este tema foi sua relevância educacional e social. As artes plásticas são ainda pouco valorizadas em nosso município, não é uma de nossas principais características culturais admirar ou valorizar as obras pinturas em quadros ou esculturas, por isto, observo neste trabalho a possibilidade de iniciar um trabalho que contribua para o despertar da arte em minha cidade, acredito também que esta exposição fará com que os expectadores compreendam que o conteúdo das obras de arte vai além da estética do que é ‘’bonito’’. Outro motivo é que esta exposição trará inovações pedagógicas, pois podemos trabalhar com as disciplinas do currículo de forma interdisciplinar e também de diferentes maneiras e a exposição é uma delas.

Objetivos

O objetivo geral;

· Fazer uma exposição das obras do artista taraucaense Ismael Martins tendo como foco principal a interdisciplinaridade entre a arte, história e sociologia.

Objetivos específicos;

· Fazer uma exposição com as obras do artista taraucaense Ismael Martins;

· Levar o público a conhecer melhor as obras deste artista local.

· Trabalhar a interdisciplinaridade entre a arte, a história e a sociologia.

· Contribuir para o enriquecimento cultural de nossa sociedade.

· Trazer inovações para as práticas pedagógicas.

Público Alvo

O público alvo desta exposição são alunos de todos os seguimentos de ensino das escolas do município de Tarauacá e a comunidade em geral.

Metodologia

Seguirei a seguinte metodologia: primeiro irei selecionar os quadros para a exposição de acordo com sua relevância pedagógica e também social. O local da exposição será a palhoça da biblioteca pública estadual de nossa cidade. Irei organizar o local e arrumar os quadros que irão compor o acervo da exposição, irei fazer uma ficha técnica e um pequeno texto para servirá de base para apresentação dos quadros aos alunos e a comunidade em geral. A duração da exposição será entre duas e três horas, para que o público não fique inquieto. Seguindo as orientações da tutora da disciplina os quadros irão ficar expostos para que outras pessoas possam admirar.

Materiais utilizados

Os materiais utilizados nesta exposição serão os seguintes; os quadros de Ismael Martins, os textos explicativos e também a ficha técnica.

Referências

A base teórica para o desenvolvimento deste projeto foram trechos do livro Arte – Educação de Ana Mae Barbosa, que versam sobre um ensino de artes pautado na a partir da interdisciplinaridade e também através da crítica e interpretação.

‘’Quando se expõe os alunos a obras de arte no original essas desafiam seu poder de observação e oferecem conhecimento que os habilita para esforços criativos posteriores.O mundo orientado visualmente torna-se um elemento ativo na sala de aula por meio da percepção,da análise da imaginação e da expressão,da produção ou do fazer arte na classe.A observação é um dos elementos fundamentais da investigação em ambas as áreas;artísticas e científica.Alunos que observam artes em galerias e museus estão engajados em uma forma de pesquisa artística que exerce um papel essencial ma arte-educação.’’Arte-educação;leitura no subsolo/Ana Mae Barbosa (org.) – São Paulo: Cortez,2005.

Nenhum comentário: